Queda capilar pós parto
O organismo da mulher passa por diversas alterações hormonais e fisiológicas no puerpério. Por isso, até que os hormônios se estabilizem, o corpo sofre um “baque” fisiológico e vários processos são alterados, inclusive os relacionados ao ciclo do crescimento e da queda capilar.
Além das variações hormonais, a queda aumentada dos fios neste período pode estar relacionada a vários fatores, como por exemplo questões nutricionais.
Essas alterações se iniciam durante a gestação para formação e desenvolvimento do feto, acarretando também uma grande demanda energética, com um consumo muito maior de ferro e outros nutrientes, para o crescimento e desenvolvimento saudável do embrião.
A questão é que tais nutrientes também são essenciais para equilíbrio do ciclo de crescimento do cabelo. Assim fica fácil compreender que por conta disso, o processo de reposição de fios fica em segundo plano, já que a atividade fisiológica dos folículos pilosos sofre um comprometimento considerável.
Quando a queda pode se tornar mais intensa:
No período de três meses após o parto a queda do cabelo tende a se intensificar. Você deve estar se perguntando: Mas porque só agora? Se as maiores alterações ocorreram ainda na gravidez…
Isso ocorre pois o processo de queda, crescimento e reposição dos fios, se desenvolve em um ciclo e geralmente percebemos os impactos de qualquer alteração 3 meses depois do fato causador, isso também se relaciona ao fato da fase telógena (fase de queda capilar propriamente dita), ter três meses de atividade.
Mas, a boa notícia é que apesar de assustar, geralmente o processo de queda aumentada pós parto é auto limitado e passageiro, pois não se trata de um adoecimento do couro cabeludo, e sim uma condição transitória que tem prazo para acabar.
Tratamentos que podem auxiliar no controle da queda e acelerar a reposição de novos fios:
Um ponto importante a ser considerado é que nessa fase, também ocorre a amamentação, por isso os tratamentos para queda devem ser realizados com cautela.
Existem produtos de uso tópico, ou seja, que são massageados no couro cabeludo, que apresentam absorção local e que não contém na formulação substâncias que causam prejuízo para o bebê.
O Caffeíne’s Therapy pode ser usado pelas mamães que estão amamentando. Ele desacelera a queda capilar, faz a reposição de novos fios, aumenta o aporte de nutrientes e melhora a atividade fisiológica do folículo. É dermatologicamente testado, seguro e eficaz. E, por isso, não apresenta contra indicações. O seu uso também é recomendado durante a gravidez, a fim de prevenir a queda pós parto, mantendo condições otimizadas para o funcionamento dos folículos.
Além do tratamento tópico, é essencial alinhar as questões nutricionais e reposição de vitaminas. Por isso devemos ficar atentas nessa fase, seguindo corretamente a orientação de uma ginecologista ou nutricionista. É muito importante que esse equilíbrio nutricional seja feito para que se consiga recuperar o ritmo do ciclo do crescimento do cabelo.